Películas de controle solar são filmes ultrafinos compostos de camadas de poliéster, pigmentos, revestimentos metalizados, absorventes UV, protetores resistentes à abrasão e outros componentes, para serem instalados em superfícies de vidro com o objetivo de proporcionar benefícios como proteção solar, segurança e ou efeitos decorativos e estéticos.
Existe uma grande variedade de padrões e cores de películas, para soluções eficazes de controle solar para uso e instalações automotivas e em arquitetura comercial e residencial. Ao instalar a película de controle solar se faz um tratamento na área envidraçada, com um efetivo controle da transmissão, absorção e reflexão da energia solar.
Películas de segurança são utilizadas para tornar o vidro mais seguro, aumentando a resistência mecânica contra a quebra e evitando o estilhaçamento.
Não. Existem películas específicas para outras necessidades, entre elas a linha decorativa, somente pelo fator estético e a linha de segurança incolor, neste caso somente para proporcionar segurança.
As melhores películas para rejeição de calor são as películas metalizadas ou com partículas de metais. Com um índice de reflexão maior de energia solar e calor. As películas com camadas de metal ou baixa transmissão de luz podem reduzir melhor o calor. As películas têm níveis diferentes de redução de calor, de acordo com sua metalização e transparência.
Nas instalações automotivas e de arquitetura, as películas solares podem reduzir raios ultravioletas prejudiciais de 96% a 99%, dependendo da película específica. Muitas películas reduzem também o ofuscamento em até 90% e reduzir o ganho de calor solar em até 79%.
As películas instaladas profissionalmente são indetectáveis após a instalação e período de cura e são opticamente limpas. A maior parte das películas de uso em arquitetura são aderidas ao vidro através de um adesivo de instalação especial. As películas melhoram a visão porque reduzem o ofuscamento, diminuindo sensivelmente o cansaço dos olhos.
Não necessariamente. As películas são extremamente resistentes a arranhões e podem ser limpas com papel toalha não-abrasivo ou panos de limpeza de algodão umedecido em água. É preciso ter cuidado para prevenir riscos por objetos duros, afiados e metálicos.
Quanto à sujeira que resulta do processo de instalação são algumas sobras de recorte da película e poucos respingos de solução de aplicação (solução neutra que não mancha móveis e tecidos). O isolamento da área é necessário apenas em caso de necessidade de uso de andaimes e se restringe a até 3 metros da área onde se encontra o equipamento. Caso contrário não necessita isolar o ambiente durante a instalação das películas.
Nas instalações automotivas e de arquitetura, a película, que é disponível em várias espessuras e pigmentações, geralmente é aplicada no interior do vidro, embora películas apropriadas para o uso exterior também existam. No caso de impacto ou explosão, a película serve para reduzir a probabilidade de quebra do vidro, e quando ocorre quebra do vidro, elas seguram os fragmentos firmemente no lugar. As películas têm um adesivo de aplicação extremamente forte e absorvente de energia e são compostas de várias camadas de poliéster com extrema resistência à ruptura e quebra.
Uma película que fica roxa e com bolhas é sinal de uma película de baixa qualidade cujo adesivo incrustado e componentes da pigmentação falharam. As películas da Mult-Film utilizam corantes mais estáveis e avançados e/ou camadas de metal permanentes.
Sim, mas atenção. O importante é saber que esse material que será colocado sobre outra película perde sua garantia de fábrica por sofrer reação na sua composição de cola decorrente do material de proteção da película antiga. Temos diversos clientes que por necessidade solicitaram esse tipo de trabalho. Todos foram devidamente orientados sobre a garantia, mas ficaram absolutamente satisfeitos com o resultado alcançado.
As películas de controle solar e de segurança devem ser instaladas somente por um profissional habilitado e treinado, que utiliza equipamentos, ferramentas, soluções de limpeza e instalação adequadas e técnicas especializadas.
Sim. Sempre que isso seja necessário — em casos de mudança, nova decoração ou até mesmo na desistência do uso das películas — elas podem ser removidas sem causar danos aos vidros ou estruturas de suporte. Sua remoção é fácil e rápida e deverá ser realizado por um profissional habilitado.
Transmissão luminosa é a luz que passa entre a película e o vidro e pode ser medida. Visibilidade é simplesmente tudo o que conseguimos ver. A visibilidade não pode ser medida.
Sim. Existem modelos de películas de segurança especificadas para uso automotivo. A linha automotiva de segurança pode ser moldada e instalada mesmo nos vidros com superfície curva ou com graus de arredondamentos nas bordas.
Sim. O uso de películas automotivas é regulamentado pela Resolução N.º 254 , de 26 de outubro de 2007, do Ministério da Justiça e do CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN.
Sim. A exposição direta dos objetos ao sol pode causar o desbotamento das cores. Isto ocorre devido aos raios UV e outras variáveis à luz e ao calor, que incidem diretamente sobre os objetos. É importante lembrar que o vidro oferece baixa proteção contra o sol. As películas InterControl podem filtrar até 99% dos raios UV – principal causador do desbotamento, conservando seus bens e materiais por muito mais tempo.
Ao contrário do que se costuma pensar, as películas espelhadas não permitem privacidade total. Durante o dia, elas realmente dificultam a visão de fora para dentro. Mas à noite, o processo é inverso, devido à reflexão de luz. As melhores películas para fins de privacidade são as jateadas, pois bloqueiam totalmente a visão de ambos os lados.